20/07/2016

O que nos salva, a fé ou as obras?


Quando Deus me chamou para servi-Lo, afirmou que me diria coisas insondáveis e desconhecidas. Algumas vezes fui incrédula quando a isso, mas todas as vezes que paro para escutá-Lo, Ele me revela situações que antes eu não compreendia. E toda vez que isso ocorre o meu coração se enche de alegria.


Outro dia, após orar, estava lendo a Palavra de Deus (vulgo, Bíblia), quando Ele me revelou algo que sempre me questionei: se a salvação vem pela fé, então se eu crer em Deus, mas não seguí-Lo, serei salva? E Deus me esclareceu da seguinte forma:

1. A salvação, não apenas a minha, mas também a da minha família, vem pela fé. Ou seja, minhas obras sem fé não garantem minha salvação.

Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa".
(Atos 16:31)

2. A fé sem obras é morta e me faz uma pessoa morna.

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
(Tiago 2:17)

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
(Tiago 2:26)

Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
(Apocalipse 3:15-16)

Então, se a minha fé está morta, como serei salva?

Respondendo a pergunta do título e a que insistentemente fiz por tanto tempo, o que salva é a fé, isso está claro e explícito na Bíblia. Porém se a minha fé está viva e ardendo em meu coração, as obras serão uma consequência. A fé sem obras me faz ser morna.

Assim compreendi o motivo de tantas vezes ouvir dizer que na volta de Jesus muitas pessoas que estão dentro das igrejas e frequentam ativamente os cultos ficarão. A fé salva, porém a verdadeira fé, a fé viva que cumpre o chamado de Deus, que através das obras glorifica o Seu nome e cumpre o propósito com o qual nos criou.

O segundo maior mandamento, amar o próximo como a mim mesmo, nos faz desejar ao outro a mesma salvação que desejo para mim. Com isso, devemos buscar cumprir o ide que nos foi falado em Mateus 28:19-20. Além de transformar vidas, essa é uma forma de servi-Lo por meio de obras, mantendo minha fé viva a espera da volta de Jesus.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
(Mateus 28:19-20)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Lembre-se que todos os comentários são moderados, por isso:
- Não ofenda ninguém;
- Não publique informações pessoais;
- Não use palavrões.

Se achar que este espaço não é o apropriado para seu comentário, entre em contato conosco.

Obrigada!