13/07/2016

Como proceder?



Deus nunca fala comigo quando eu quero. Ele escolhe os momentos mais inusitados para falar algo ao meu coração e mostra diariamente que as coisas não são no meu tempo e sim no tempo dEle. Assim, quando Ele resolve falar, paro tudo o que eu estou fazendo pra escutá-lo e corro pra escrever. É algo tão especial que não tenho palavras pra explicar o que ocorre nesses momentos, apenas sei que no fim há um novo aprendizado, novas revelações e muitas vezes um novo texto

No dia em que escrevi esse texto, uma amiga me perguntou por que a vida era tão difícil e respondi que se fosse muito fácil não teria graça. Após esse momento, comecei a refletir e percebi que sempre ouvi dizer [inclusive sempre falei] que viver com Deus não significa ausência de problemas e que se as coisas estão dando muito certo é porque algo está errado.

Pois bem, mesmo afirmando isso, nunca compreendi ao certo. No fundo eu questionava o motivo disso, inclusive me perguntava então qual era a diferença de caminhar perto ou longe de Deus. E foi em um desses momentos inusitados que Deus resolveu me explicar a situação.

Daniel não deixou de ir para a cova dos leões ou para a fornalha em chamas por caminhar com Deus. Muito pelo contrário, caminhar com Deus e não desobedecê-Lo o fizeram passar por essas situações. Mas o Deus a quem Daniel foi fiel o tirou de ambas situações com vida.

Deus começou a me lembrar de situações ruins que passei nos últimos meses, me fez refletir como me senti diante delas e a minha atitude perante as mesmas. Logo depois, Ele me fez lembrar situações passadas, algumas até parecidas com as situações mais recentes, e mais uma vez me fez pensar sobre meus sentimentos e atitudes.

Percebi então que algumas dessas situações foram semelhantes e que em muitas delas o meu sentimento foi o mesmo. Dor, tristeza, até raiva às vezes. Porém percebi que minha atitude frente as mesmas foram totalmente distintas, a forma como eu me permiti ser abalada foi diferente, minha reação a essas ações foi divergente.

No passado – caracterizando este como o tempo em que caminhei distante de Deus – situações negativas me destruíam e eu me via sem saída diante delas, sem saber como reagir ou para quem correr, mesmo tendo pessoas que sempre estiveram ao meu lado.

No passado mais recente e no presente, tempo no qual venho me relacionando verdadeiramente com Deus, minhas atitudes são outras e percebi que as situações negativas têm me feito crescer, têm me levado para mais perto de Deus. Ao invés de desânimo, essas situações me enchem de ânimo e de vontade de mudar a mim e ao mundo.

Compreendi então a diferença!

Se você espera um dia não ter mais problemas, sinto em lhe informar que enquanto viver as chances de isso acontecer são iguais a zero. Porém, sempre há tempo de mudar suas atitudes [antes tarde do que nunca...]. Algo que parece ruim, pode se tornar algo positivo se você permitir e assim quiser.

Alguém que eu admiro disse algo uma vez que hoje eu repito: “Quando passarem por uma situação difícil e sentirem que já não podem mais, não desanimem... pois quando a noite está mais escura é porque já vai sair o sol”.

Pare de olhar para a situação e olhe para cima. Outro dia comentaram durante um GD (Grupo de Discipulado) que as situações ruins na nossa vida são como um poço. Quando você esta dentro do poço não adianta olhar para os lados, para trás e nem mesmo para frente, a única saída é olhar para cima.

A situação não muda, o que muda é o peso da mesma e a forma como lidamos com ela. Essa é a diferença de caminhar com Deus. Ele nos faz enxergar a luz, onde nossos olhos só veem trevas. E isso só é possível se confiarmos nEle.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Mateus 11:28-30

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Lembre-se que todos os comentários são moderados, por isso:
- Não ofenda ninguém;
- Não publique informações pessoais;
- Não use palavrões.

Se achar que este espaço não é o apropriado para seu comentário, entre em contato conosco.

Obrigada!